RSS

Sobre video games e afins....

Eu sou casada com um cara que sempre jogou video game. Digo, na época que nos conhecemos eu não lembro dele jogando, mas há uns 5 anos atrás ele adquiriu um desses portáteis, o tal do "PSP". E eu acho engraçado, tenho visto muuuitos maridos de amigas, nascidos no fim dos anos 70, ainda fissurados pelos games. Que fique claro, eu tb nasci no fim dos anos 70 e o último jogo que joguei foi "Alex Kid" no meu Master Sistem, amava!!!
É claro que essa paixão ia passar de pai para filho,óbvio. O Gui desde muito pequenininho se mostrava curioso, ficava olhando o pai jogar. Lá pelos 3 anos, começou a descobrir como fazia, em joguinhos simples, e hoje, aos 6, é uma fera nos games. Ele tem 2 tipos: um fixo na TV e outro portátil, o "Nintendo DS".
No começo, fiquei MEGA preocupada, falei que ia jogar tudo pela janela,  pq quando eles descobrem a tal "máquina"realmente é um encantamento sem fim, vc acha que a criança nunca mais vai se interessar por outra coisa. Obviamente sempre supervisionei e deixava ele jogar muito pouco.. Ele nunca, jamais, em tempo algum, deixou de brincar ou fazer outras atividades por causa do video game. Ele tinha o tempo certo para suas atividades, e a noitinha, eu liberava para jogar um pouco, mesmo porque ele sempre teve amigos/vizinhos um pouco mais velhos que já jogavam, então seria muita inocência minha achar que ele ia na casa deles e não jogaria.
O encanto inicial foi enfraquecendo. Um joguinho aqui, brincadeira de lego, Star wars, Indiana Jones, Gormites, entre outros fizeram meu menino deixar os games de lado. Marido também deu uma desencanada, tanto é que o tal PSP está largado por aqui em algum canto até hj.
Quando ele fez 6 anos, pediu o Nintendo DS. Eu comprei super tranquila, afinal, até eu queria entrar para o mundo do Mario Bros e cia. E é engraçado como as coisas mudam, ele joga e me fala que tem que "zerar"o jogo, só que as 'vidas" não acabam como na minha época. O jogo vai continuando, sempre, da fase que ele jogou da última vez. Quando eu contei que eu tinha que começar do zero todas as vezes que eu perdia as vidas ele achou engraçado e dificílimo, rs!!!
O frio chega e ele relembra os jogos. A quadra de futebol fica vazia, a garoa cai finiiiinha, sem chance de brincar lá fora. Eu fico tranquila pq ele fica aqui com os amigos, se diverte enquanto a mãe tecla. A única condição é não ligar nenhum jogo antes da lição, isso eu posso falar com certeza: Certos jogos (e não só os violentos mesmo pq ele nem joga esses tipo) deixam as crianças super aceleradas, acho mais difícil concentrar na lição com aquele bando de informação pipocando na cabeça. E o Nintendo DS que ele leva para todos os lugares tb ajuda a dar uma distraida em algumas esperas chatinhas.
Portanto, eu sou a favor dessa maravilha tecnológica. Sabendo dosar, acho que ninguém sai perdendo.

beijos

Bianca

4 comentários:

Liten disse...

Nossa menina, video game irrita mesmo!!

Meu marido gosta mas não joga muito, o pouco que joga me irrita...rsrsr

Carolina disse...

Meu marido é um típico nerd e o Bruno segue seus passos. Joga o Mario Bros no WII melhor que eu!
Eu controlo o tempo e tal mas não preciso me preocupar. Ele adora jogar mas também brincar na rua, montar legos, futebol, etcs. Acho que os games são apenas uma brincadeira a mais. bjs.

Priscilla Perlatti disse...

Bom saber disso. Estou na pesquisa pq minha mais velha vai fazer 6 anos e já anunciou que quer um video game. Wii me parece mais interessante para a família, mas o DS é uma mão na roda nas esperas... Oh, duvida...

Gabi Nakagawa disse...

a eterna tarefa de busca pelo equilíbrio...
a gente tem mesmo que saber dosar, tudo em exagero é ruim.
também não queremos que nossos filhos fiquem de "fora" do Tempo deles, que inclui gizmos tecnológicos... futebol, exercício físico e intelectual na medida, né? bjs

Postar um comentário